Receba Samizdat em seu e-mail

Delivered by FeedBurner

Quem faz Samizdat?



Henry Alfred Bugalho EDITOR
Curitibano, formado em Filosofia, com ênfase em Estética. Especialista em Literatura e História. Autor dos romances “O Canto do Peregrino”, "O Covil dos Inocentes", "O Rei dos Judeus", das novelas "O Homem Pós-Histórico" e "Margot Adormecida", e de duas coletâneas de contos. Editor da Revista SAMIZDAT e fundador da Oficina Editora. Autor do livro best-selling “Guia Nova York para Mãos-de-Vaca” e do "Nova York, Bairro a Bairro", cidade na qual morou por 4 anos, e do "Curso de Introdução à Fotografia do Cala a Boca e Clica!". Residiu em Buenos Aires, Itália, Portugal, Inglaterra e Espanha, com sua esposa Denise, o filho Phillipe e Bia, sua cachorrinha.
Sua obra é representada pela SFSG Agency (Foreign Rights).

todo dia 10



Volmar Camargo Junior EDITOR DE POESIA
V., nativo em Cruz Alta, ativo em Rio Grande, é poeta, leitor em tempo integral, ex-livreiro, professor não-praticante, pai do Dimitri. Escreveu os blogs Um resto de café frio, O balcão das artes impuras e Verbo. Escreve os blogs Pragas Urbanas Renitentes e Dicionário Giratório. Seu primeiro livro em papel é O Balcão das Artes Impuras (Multifoco, 2012).

todo dia 08




Wellington Souza WEB DESIGNER
De pais mineiros, Wellington Souza nasceu, foi criado e reside atualmente na cidade de São Paulo. Morou alguns anos em Ribeirão Preto, onde cursou economia na Universidade de São Paulo. Em todas as suas outras atividades, é autoditada ou freqüentou cursos livres. Escritor de poemas, contos e novelas. Revisor de textos. Editor. Empresário. Designer. Fotógrafo.

todo dia 13



Bruno Bossolan

Bruno Bossolan nasceu na cidade de Capivari (SP) em 25 de junho de 1988. Autor dos livros 'N(ó)stálgico', 'Barbáriderna' e '13'. Adepto do Hermetismo, trabalha com analogias, metáforas e surrealismo em sua poética.
http://brunobossolan.com.br/site/

todo dia 01


Tatiana Alves
Tatiana Alves é poeta, contista e ensaísta. Participou de diversos concursos literários, tendo obtido vários prêmios. É colaboradora da Revista Samizdat, já tendo escrito para os sites Anjos de Prata, Cronópios, Germina Literatura e Escritoras Suicidas. É filiada à APPERJ, à Academia Cachoeirense de Letras e à AEILIJ. Possui nove livros publicados. É Doutora em Letras e leciona Língua Portuguesa e Literatura no CEFET / RJ.

todo dia 02



Fabio Bensoussan
Nasceu no Rio de Janeiro (1973) e hoje mora em Belo Horizonte, com sua esposa e os dois filhos. É procurador da Fazenda Nacional e recentemente começou a escrever contos e a traduzir textos literários.

todo dia 04




Daniel Moreira
Daniel Moreira nasceu em Caçapava do Sul e mudou-se para Pelotas no final de 1996. Publicou dois livros de poesias, Poemas Urbanos em 2009 e [Re]versos em 2012. É autor fixo da Revista Samizdat, coordenador editorial da Revista Mandinga Poesia e Fotografia e é colaborador do blog da Confraria dos Poetas de Jaguarão. Entusiasta Cultural, é um dos idealizadores do projeto Poesia no Bar.

todo dia 05



Mario Filipe Cavalcanti

(MARIO FILIPE CAVALCANTI DE SOUZA SANTOS), é pernambucano, de Recife, nascido nos idos de 15/01/1992, teve desde cedo cultivados o gosto pela leitura (voraz) e escrita, bem como pelas artes. Cursou piano clássico na Escola Municipal de Artes do Recife, não vindo a concluir. Ingressou aos 17 anos na centenária Faculdade de Direito do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco, onde procede a graduação. Vencedor do Concurso Literário Nacional de Contos da Associação Nacional de Escritores (ANE), em comemoração aos 50 anos daquela instituição, em 2012, com o conto O LEGALISTA. Integrante da Antologia de Poesia Contemporânea Vol. IV, “Entre o sono e o sonho” da Chiado Editora, de Portugal, lançada na cidade do Porto em 2013, reunindo mil poetas contemporâneos do mundo lusófono, com a poesia SURPRESA. Integrante da Antologia de Poesias “Mil Poemas para Gonçalves Dias” da UFMA a do IHGM, lançada em agosto de 2013 em São Luís – MA, com as poesias PEQUENA ODE A GONÇALVES DIAS e CANTO A GONÇALVES DIAS. Foi vencedor do I Concurso Nacional de Contos Cidade das Asas da Secretaria de Cultura de Gavião Peixoto – SP, com o conto DO SOPRO DA VIDA AO ESPIRRO DA MORTE OU SERÁ DO ESPIRRO DA MORTE AO SOPRO DA VIDA?,em 2013, conto que integra seu primeiro livro de contos, o MORTE E VIDA E OUTROS CONTOS no prelo a sair pela EDUFPE (Editora Universitária da Universidade Federal de Pernambuco), após aprovação pelo Conselho Editorial e parecer técnico de Professor Doutor em letras daquela Universidade. Seu segundo livro de contos, COMÉDIA DE ENGANOS, também no prelo, está a sair pela Editora PENALUX, após aprovação pelos editores, com previsão para ser seu livro de estreia. Publicado no Caderno-Revista de Poesia 7Faces de Natal, RN, na 7ª edição, janeiro a julho de 2013, com as poesias INDIFRENÇA e SURPRESA. É colunista da revista literária eletrônica, “Varal do Brasil”, editada em Genebra. É colunista da “Revista Samizdat”.

Facebook: www.facebook.com/mariocavalcantidesouza
Twitter: twitter.com/mf_cavalcanti
Wix: filipemario.wix.com/cadernoazul

todo dia 06




Ju Blasina

Bióloga por formação e mestre em Fisiologia, guardou a literatura em gavetas até janeiro de 2009, quando então fundou seu blog P+2T [Poesias mais dois tantos]. Na mesma época, tornou-se colaboradora do caderno Mulher Interativa (Jornal Agora, RS) e da Revista Samizdat. Desde então, tem participado de diversos sites literários coletivo e de eventos culturais de sua região. Atua como redatora web e administradora de redes sociais. Integra o grupo Mandinga e o blog Andogestando. É mulher de artista, mãe de duas gatas [Rukia e Jani] e de um menino Dimitri [o Dimi] cujo sorriso nenhum verso parece capaz de descrever. Gosta de ter copos bonitos e neles boas bebidas como companhia da lida da escrita.


todo dia 07



Cecília De Luca
Nome completo, Cecília Maria De Luca Silveira de Noronha, mas usa apenas Cecília Maria De Luca para assinar seus textos. Nasceu e cresceu na cidade de São Paulo/SP e veio parar em Belo Horizonte/MG aos 29 anos, acompanhando seu marido, com um filho de um ano e meio, hoje com 40, que lhe deu dois netos, seu maior tesouro. Aqui, formou-se em Direito pela PUC/Minas, divorciou-se e prestou concurso para o TRT/3ª.Reg. onde trabalhou, feito “moura torta”, durante trinta anos, dos quais vinte como assessora de Juiz, até se aposentar em 2007. Desde então faz o que mais gosta: escrever. Virginiana, com ascendente em algum signo que tem o ar como elemento, vive com a cabeça nas nuvens, mas os pés fincados na terra. Diariamente, além de ler, frequentar o facebook e ouvir música, costuma, ao cair da tarde, fazer caminhadas curtas com Johnnie, já que não gosta de deixá-lo “walker” sozinho. É Johnnie que, vez em quando, faz trovejar ideias que transforma em crônicas, contos e versos espalhados por aí, textos selecionados, premiados e publicados em diversas antologias, inclusive internacionais. Dedica-se também à literatura infantil com um livro já editado e ilustrado pela Desdobra Design do Brasil. Não tem, até o momento, blogs ou sites. É isso.

todo dia 14



Maria de Fátima Santos
Aposentada de professora de Física e Química, Maria de Fátima Marques Correia Santos, nasceu em Lagos, Portugal, em 1948
Edita poesia no seu blog tristeabsurda e prosa no blog repensando
Colabora no blog e na revista electrónica Samizdat
Integra um grupo que realiza, em Lagos e arredores, tertúlias de literatura dita
Em 2009 publicou o Papoilas de Janeiro, um livro de textos em prosa
Com poesia esparsa em vários livros em co-autoria, integra os Volumes II (2007) e VII(2012) das antologias ditas Cinco Poetas de Lagos
Tem participado em concursos literários e oficinas de escrita
Em 2012 um conto seu foi seleccionado pelo júri dos novos talentos FNAC literatura e está publicado por essa editora
Nos intervalos da escrita gosta de desenhar e publica alguns dos resultados dessa sua actividade no blog intimarte

todo dia 15




Cinthia Kriemler
Formada em Comunicação Social/Relações Públicas pela Universidade de Brasília. Especialista em Estratégias de Comunicação, Mobilização e Marketing Social. Começou a escrever em 2007 (para o público), na oficina Desafio dos Escritores, de Marco Antunes. Autora do livro de contos “Para enfim me deitar na minha alma”, projeto aprovado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal — FAC, e do livro de crônicas “Do todo que me cerca”. Participa de duas coletâneas de poesia e de uma de contos. Membro do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal e da Rede de Escritoras Brasileiras — REBRA. Carioca. Mora em Brasília há mais de 40 anos. Uma filha e dois cachorros. Todos muito amados.

todo dia 16



Rafael F. Carvalho
Autor de A Cor do Sal (2013), Rafael F. Carvalho estreou na literatura com A Estante Deslocada, também editado pela Editora Patuá, em 2011.

todo dia 17



Marina Ruivo

Marina Ruivo é paulistana e pisciana do Dia Internacional da Mulher. Se pudesse, passava a vida entre livros, lendo e escrevendo, mas há outras coisas na vida também, as muito boas e as nem tanto assim. Doutora em Letras pela USP, é professora universitária na Unimonte, em Santos/SP, e atua como preparadora de originais e revisora de textos para várias editoras. É mãe do Pedro, menino de 5 anos apaixonado por histórias.
todo dia 18




José Guilherme Vereza
Carioca, botafoguense, pai de 4 filhos. Redator, publicitário, professor, roteirista, escritor, diretor de criação. Mais de mil comercias para TV e cinema. Uma peça de teatro: “Uma carta de adeus”. Um conto premiado: “Relações Postais”. Um livro publicado “30 segundos – Contos Expressos”. Mais de 3 anos na Samizdat. Sempre à espreita da vida, consigo modesta e pretensiosamente transformar em ficção tudo que vejo. Ou acho que vejo. Ou que gostaria de ver. Ou que imagino que vejo. Ou que nem vejo. Passou pelos meus radares, conto, distorço, maldigo, faço e aconteço. Palavras são para isso. Para se fingir viver de tudo e de verdade.

todo dia 20



Zulmar Lopes
Carioca, jornalista, contista e aspirante a romancista, Zulmar Lopes tem um punhado de prêmios literários, a maioria de nenhuma importância. Membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras (ACL). Roteirista do curta de animação “Chapeuzinho Adolescente”. Em 2011 lançou o livro de contos “O Cheiro da Carne Queimada”. Finalmente concluiu o maldito romance cujo pano de fundo é o carnaval carioca e está na expectativa de que alguma editora incauta se atreva a publicá-lo.

todo dia 21





Andréia Alves Pires
Nasceu em Rio Grande, cidade ao sul do Rio Grande do Sul, é jornalista, mestre em história da literatura e autora do livro de contos De solas e asas. Integra o Coletivo Fita Amarela, colabora semanalmente com contos ao jornal Diário Popular e publica o que escreve, em primeira mão, no blog www.desolaseasas.blogspot.com

todo dia 22




Erik K. Weber



todo dia 22





Edweine Loureiro
Nasceu em Manaus em 20/09/1975. É advogado, professor de Literatura e Idiomas, e reside no Japão desde 2001. Em 2005, obteve o Mestrado em Política Internacional pela Universidade de Osaka (Japão). Premiado em diversos concursos literários, é autor dos livros: Sonhador Sim Senhor! (Ed. Litteris, 2000), Clandestinos [e outras crônicas] (Clube de Autores, 2011) e Em Curto Espaço (Ed. Multifoco, Selo 3x4, 2012). É membro-correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências (RJ) e da Academia de Letras de Nordestina (BA).

todo dia 24




Joaquim Bispo
Português, reformado, ex-técnico da televisão pública, licenciado tardio em História da Arte. Alimenta um blogue antiamericano desde o assalto ao Iraque e experimenta a escrita de ficção desde 2007. Integra várias coletâneas resultantes de concursos literários dos dois lados do Atlântico e publica regularmente na revista Samizdat desde 2008.

Contacto: episcopum@hotmail.com

todo dia 25




Maria Amélia Elói
Maria Amélia de Amaral e Elói, 39 anos, é brasiliense. Jornalista e mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Brasília, ela foi premiada em 2009 no III Concurso Literatura para Todos, do Ministério da Educação, com a obra Poesia Torta, no prelo. Em 2001, ganhou o Prêmio Nestlé/MEC pelo ensaio Idéias a Mais!: a crítica literária no JB e na Folha de S.Paulo no ano 2000. Seu livro de crônicas Um milagre para cada corcova deverá ser lançado no início de 2014. Há nove anos, é servidora da Câmara dos Deputados.

todo dia 26



Rodrigo Domit
Nasceu em Curitiba, foi criado em Londrina e reside atualmente em Jaraguá do Sul - SC. Escreve contos e poesias desde 2003. É coautor do livro Vem cá que eu te conto (2010) e autor do livro Colcha de Retalhos (2011). Administra o blog Concursos Literários e publica esporadicamente no Tiro Curto.

Mais informações: http://rodrigodomit.blogspot.com.br

todo dia 27


Emerson Braga
Nasceu em 12 de agosto de 1976, é natural de Fortaleza, Ceará. Cursou Letras na UECE e hoje trabalha no Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado do Ceará – SINCOR/CE. Tem trabalhos publicados nas antologias montadas pelo Ideal Clube de Fortaleza, que todos os anos promove o PRÊMIO IDEAL CLUBE DE LITERATURA. Já foi agraciado duas vezes na categoria CONTO pelos trabalhos A ÁRVORE DO BEM E DO MAL, QUANDO MADALENA CHAMA e REDENÇÃO; e uma vez na categoria CRÔNICA, com o texto IMPERIALISMO E TARA OU A SEXUALIDADE DOS YANKEES.
Na Antologia do Projeto Palavra É Arte, publicou os contos: ADEUS IRMÃOS, NÓ ORDINÁRIO e VIDA. Também tem publicado o conto CASA DE NARCISO, na antologia MOEDAS PARA O BARQUEIRO, pela Editora Andross; e é colunista da Revista Plural.

todo dia 28