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sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A Estátua sem Rosto

Joaquim Bispo



 O que se conseguia ler no folheto pisado e rasgado que parou aos meus pés era apenas:

(…) omingo, 5 (…) inaugur (…) praça D. Moniz (…) stát (…) rei (…).


Foi o suficiente para eu perceber do que se tratava, dada a proximidade de eleições e algum conhecimento do que acontece em tais épocas: as autarquias desdobram-se em melhoramentos, apressam obras que estiveram paradas durante anos e anunciam inaugurações.
Ribeira de Canas, onde vivo, não é exceção. A minha rua estava virada do avesso havia dois meses. Máquinas e brigadas de operários criavam espaços de estacionamento, repavimentavam os passeios e introduziam uma pista para bicicletas a todo o comprimento. Além desta obra, várias outras tinham sido anunciadas, uma das quais a implantação de uma estátua do rei D. Moniz – de que falava o folheto – na praça com o nome do monarca. Este rei, que viveu nos séculos XIII–XIV, está sepultado no mosteiro de S. Moniz, aqui em Ribeira de Canas, o que constitui um motivo de orgulho para a cidade.
Alertado pela informação truncada do folheto, dirigi-me ao local, assim que ouvi o som de uma fanfarra. Para a cerimónia de inauguração, estava presente uma representação da Câmara Municipal, ao mais alto nível, além do escultor. Primeiro, falou a vereadora da cultura, que fez um pequeno discurso alusivo ao soberano e ao que ele representou para Ribeira de Canas. A seguir, falou a presidente, que agradeceu ao artista e o elogiou pela excelente peça ali instalada, após o que destapou uma escultura em bronze, de uns dois metros e meio de altura, instalada sobre um pedestal em pedra.
Imediatamente, alguém, que devia estar preparado de antemão, disse em voz bem alta: «Senhora presidente, o povo não está contente; o rei D. Moniz não tem cara nem nariz»  o que foi ouvido por todos, porque embora o grupo fosse numeroso, estava relativamente silencioso. Na verdade, a escultura apresentava uma figura antropomórfica estilizada, em posição sentada, coroada e coberta com um manto, mas sem formas faciais. Como cabeça, apenas uma coroa estilizada, como uma cabeça de rei do xadrez.
A situação tornou-se um pouco confrangedora, dada a presença do autor, mas este manteve-se impávido. A vereadora, sentindo-se, talvez, em xeque, ou achando boa a oportunidade para um esclarecimento pedagógico, tomou a palavra e teceu algumas considerações sobre o que é mais importante na figura de D. Moniz, e que esses atributos estavam presentes na escultura: a coroa real; o manto majestático; a cruz da ordem de Cristo, por si fundada e herdeira dos Templários; o livro simbolizando o seu gosto pelas letras que também cultivava, através de mais de cento e trinta poemas; além duma mata estilizada a seus pés, reconhecida a sua importância na instalação extensiva de pinhais no litoral, fundamentais no refreamento do avanço dunar e na posterior construção de navios.
A cerimónia terminou pouco depois, altura em que os repórteres dos jornais locais se aproximaram para obter declarações do artista. Aproximei-me, também, e ouvi este diálogo:
– Mestre Bretão, por que é que não pôs cara ao rei?
– Tem um pouco a ver com o que disse a senhora vereadora – explicou o escultor. – Eu podia dar um rosto à escultura, mas esta vive muito da estilização. Para lhe fazer as feições, tinha de, também, aplicar os outros elementos semelhantes aos naturais, mas, se vir a minha obra, não é esse o meu estilo. As minhas peças procuram captar a essência do que está representado, o seu simbolismo, o seu significado, e não a representação realista de objetos, pessoas ou temas que, muitas vezes, interessam sobretudo pelos conceitos que representam. Não sei se me fiz entender.
– A opção por não representar o rosto não tem que ver com o facto de não existirem imagens do rei? – insistiu o repórter.
– Não – continuou o artista –, há imagens que, sem serem da época, são bastante credíveis do aspeto provável do rei. Além disso, há o jacente, ali no mosteiro. O problema não está aí. As épocas e os homens têm maneiras diferentes de encarar os mesmos assuntos. Olhe, vou contar-lhe uma história. Em 1972, quando foi adjudicada a estátua de D. Sebastião para Lagos, eu era assistente de um escultor que fez parte do júri de seleção dos vários projetos apresentados, pelo que assisti às discussões que levaram à escolha do projeto de João Cutileiro. Em confronto, estava um projeto que retratava D. Sebastião, tal qual aparece na obra do pintor Cristóvão de Morais, que está no Museu de Arte Antiga. O historiador da arte que fez a defesa do projeto advogou veementemente a representação realista, dizendo qualquer coisa como: «Aquilo que admiramos nas esculturas da Grécia antiga é a sua capacidade de representar o natural, a que eles chamavam “mimesis”, isto é, a cópia do real. Esta beleza que sentimos na representação naturalista está sempre a reaparecer na história da arte, mesmo quando pensamos que está morta, extinta, e que as suas cinzas se perderam nos tempos passados, como parecia que tinha acontecido no longo período medieval. Então, não interessava o real, terreno, mas sim o divino, supraterreno. A imagem interessava só como símbolo do que lá não estava. Na Renascença, reapareceu a “mimesis”, qual Fénix inextinguível, a que eles chamavam “tirar polo natural”, e o mesmo acontece de cada vez que parece que o artificialismo simbólico se vai impor». A sua exposição, que pretendia demonstrar que a representação realista era mais recorrente, historicamente, e mais compreendida pelas pessoas – como parece que as vossas reticências ilustram – cavou fundo no grupo de decisão.
– Mas, afinal, ganhou? – interveio o repórter.
– Não ganhou porque o meu mestre fez uma exposição não menos brilhante, em que defendeu que o realismo genuíno não existe, que mesmo o celebrado David de Miguel Ângelo tem proporções alteradas para realçar certos simbolismos – uma mão direita enorme, e logo suficientemente possante para liquidar Golias – e que vivemos rodeados de significantes, desde a linguagem à política. Hoje, temos em Lagos um D. Sebastião que é muito expressivo, sem ser realista. Com a sua enorme cabeleira de pedra rosada e os seus olhos deslumbrados, parece mais um menino ingénuo e sonhador – que é o que na verdade foi – do que o combatente que a desmedida armadura e o enorme elmo a seus pés podiam sugerir. Guerreiro de brincar, ele parece fantasiar, talvez, em repetir os feitos heroicos de um David, derrubando filisteus, desta vez os mouros de Marrocos. Não podia ser mais ilustrativa da postura mental de D. Sebastião.
– Então, quer dizer que tudo o que realmente interessa lembrar de D. Moniz e o carateriza está representado nesta sua escultura, mesmo sem olhos nem nariz?
– Exatamente! Estes são os carateres com que se enuncia "el-rei D. Moniz".
Não sei se os repórteres ficaram convencidos, mas isso também não se lhes exige. Fiquei, todavia, com curiosidade de ler o que iriam escrever e se o que mestre Bretão tinha tentado explicar conseguiria chegar ao grosso da população que não tinha estado presente.
Na verdade, na manhã seguinte, não encontrei qualquer jornal local no café que frequento, mas surpreendi uma conversa do Sr. Albano, dono do café, com um vizinho que, por ter estado também na inauguração, tinha formado uma opinião sobre o assunto.
– Mas você diz que aquilo está bem feito? – protestava agastado o Sr. Albano.
– Um espetáculo! Veja bem, Sr. Albano, o rei D. Moniz está como está porque viveu na Idade Média, e nessa altura faziam-nos assim, sem nariz. Se vir bem, já os Romanos não punham nariz aos imperadores. Basta ver os de Conímbriga! E na mesma está o S. Sebastião de Lagos que foi retratado sem nariz antes de ir combater os Filisteus, os que lhe estavam sempre a atirar flechas. Foram derrotados, mesmo tendo do lado deles a Félix, que acho que era uma águia terrível, mas que ficou conhecida por “pollo ao natural”, depois da batalha. Parece que o que valeu foi a manápula do Miguel Ângelo para esganar o Golias, que era um grande narigudo. Mas nem o nariz lhe valeu! Está a perceber, Sr. Albano?

***

(Nota: Ainda que baseada em esculturas reais, esta é uma obra de ficção.)


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Joaquim Bispo
Português, reformado, ex-técnico da televisão pública, licenciado tardio em História da Arte. Alimenta um blogue antiamericano desde o assalto ao Iraque e experimenta a escrita de ficção desde 2007, com pontos altos nas oficinas virtuais da revista Samizdat, de Henry Bugalho, e da Câmara dos Deputados do Brasil, de Marco Antunes. Integra várias coletâneas resultantes de concursos literários dos dois lados do Atlântico.
todo dia 25


6 comentários:

Obrigada pela explicação da escultura d'El-Rei D. Sebastião de Lagos, tão controversa e da qual nunca me conseguiria distanciar o suficiente para analisar tão bem o seu sentido...

Obrigado, Patrícia! Fico contente. :)

1ª parte

Uma vivência em paralelo

Ao ler esta narrativa, que bem sei ter sido baseada em um acontecimento muito real apesar do seu digníssimo autor nela ter afirmado tratar-se apenas de uma ficção, senti ganas de descrever a minha própria experiência que também eu vivi, pois igualmente lá estive, mas, no que me concerne, por mero acaso das circunstâncias de minha atribulada vida.
Andava eu por essa altura em um fuga (des)coordenada, vítima de uma perseguição encarniçada, pela parte de elementos dos SIM e da PP (1). Integrava eu na altura, como ainda hoje integro, as famosas tanto quão temidas FLEC (2).
Seja como for, estava eu naquela altura refugiado em uma cabana de campo, propriedade familiar dum antigo camarada ideológico, quando sou informado do evento acima descrito e ao qual não pude deixar de assistir, não unicamente por razões de meras formalidades circunstanciais políticas e sociais mas, essencial e fundamentalmente, por rigorosas razões de leitura estratégica em curso.
Era de prever e a simbologia era inequívoca. Retiraram maliciosa e brutalmente o rosto ao nosso A-mado El-Rei, furtaram-lhe a sua identidade e tergiversaram a sua história que é também a história de todos nós. Mascaram o dolo, intencionalmente enganoso, com uma pseudo-filosofia, ocultaram-no por detrás de uma falsa Arte, um arte pervertida, subvertida e sem sentido, justificada por um falso conceito estilista que, de resto, ninguém apreciava por anti-natural tanto quanto irracional. O artista era sem dúvida um agente secreto ao serviço do MIRC (3).
Mas o mais estranho de tudo quanto por lá vivi em Ribeira de Canas, em apenas esses dois dias de fuga por força de uma acérrima e incansável perseguição pela parte dos já formatados e descerebrados a-gentes, inimigos de sua própria gente, foi uma conversa que também eu assisti no mesmo café do ti’Albano, como alguns lhe chamavam, logo pelas seis horas e trinta, hora em que fui fazer o desjejum.
Alertou-me a estranha figura de um homem que trajava com fato engomado, irrepreensível, de cor negra e camisa branca, como para contrastar os extremos da vida. Mas o que me atraiu particularmente à atenção foi aquela tranquilidade que dele parecia transpirar, aquela certeza profunda e calma como as águas do oceano em sua exposição, tão simples e acessível que todos pareciam compreender. Mas para contrastar estava a natureza das suas elucidações que, não obstante, pareciam não provocar contestação em ninguém, daqueles poucos que o
circulavam para o ouvir em uma atitude de admiração e respeitosa atenção como se estivessem a partilhar de um segredo, um segredo proibido, de algo que constituiria sem dúvida motivo de perseguição pela parte dos detestáveis agentes do MIRC (3).

(1) Serviços de Inteligência Municipal e Polícia do Pensamento
(2) Forças de Libertação da Escravidão das Consciências
(3) Mayor Inimigo da Revolução das Consciências

2ª parte

Uma vivência em paralelo

Ouvi-lhe apenas algumas palavras em resposta a alguma questão que porventura alguém lhe teria dirigido:
- Sabe? Tudo isto é simbólico e figurativo. Na verdade o aludido rei jamais existiu, foi apenas uma figura imaginada pelo seu autor.
- Então o rei D. Moniz, nunca existiu?
- Lamento informá-los… mas não. Nunca existiu. É uma história produto duma cabala, uma história que serve a uma conspiração.
- Então… o sr. também acredita na “teoria da conspiração”, como dizem na televisão?
- Não, não acredito, porque não é um ato de fé. Ou sabe-se ou não… o resto é manipulação. O sr. por exemplo, ou alguém que aqui se encontra, já alguma vez viu o mosteiro de S. Moniz? Está a ver… Nunca viram porque efetivamente não existe. Nunca existiu. É tudo invenção do Criador. O rosto que não lhe colocaram quer representar isso mesmo. Trata-se em suma duma conspiração dentro duma conspiração, o que só vem a complicar mais ainda porque vivemos sob a miragem de um jogo de espelhos ad infinitum.
Pareceu-me reconhecer, felizmente ainda distantes, dois inconfundíveis agentes da odiada MIRC. Saí quase precipitadamente. Nem me lembro se paguei a conta…
À saída encontrava-se o meu camarada ideológico que acabava de chegar um pouco bruscamente, como era hábito, já com a sua viatura e na qual imediatamente evacuámos da tranquila Ribeira de Canas.

(1) Serviços de Inteligência Municipal e Polícia do Pensamento
(2) Forças de Libertação da Escravidão das Consciências
(3) Mayor Inimigo da Revolução das Consciências

Ah, ah! Muito bom.
Que o caro anónimo volte quando quiser a Ribeira de Canas, que lhe mostrarei o mosteiro de S. Moniz. E que não tema os a-gentes do MIRC, que já evacuaram e se tornaram inofensivos. :)

Temo que se engane, caro Joaquim. Encontram-se infiltrados de forma arraigada na esquerda política, mas ainda pior... igualmente na vertente de direita e centro, incluindo muitas outras instituições, claro está. O regime político democrático encontra-se completamente corroído desde de dentro e em seus derradeiros momentos prestes a tombar qual cadáver completamente exaurido e com o estrondo natural provocado por sua completa rigidez. Trata-se duma estratégia diabólica pela parte do MIRC para dar lugar a algo muito pior, se acaso lhe seja permitido.
Mas nem tudo é negro e trago-lhe notícias acalentadoras: Por razões que não poderei aqui confidenciar-lhe, apenas lhe poderei assegurar desde já para sua maior tranquilidade: de que jamais o realizarão tal como planeado. O feiticeiro transformar-se-á em vítima de seu próprio feitiço, mas trata-se aqui de um Grande Mistério.

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